12/09/2014

EDUCADORA FÍSICA DE VENHA-VER/RN ANA ANGELICA CARVALHO DESENVOLVE PROJETOS COMUNIDADE ATIVA

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Venha Ver/RN, vem trazendo muitos benefícios para toda a comunidade do município com suas ações através das atividades realizadas com o grupo do  PROJETO atividade física na praça – “COMUNIDADE ATIVA” este grupo se reúne três dias por semana a partir das 06h30min, na Academia da Saúde, sob a orientação da Educadora Física Ana Angélica Carvalho, com grande participação da terceira idade e crianças e adolescentes.


Este projeto tem como finalidade elaborar e programar ações pontuais e permanentes, todas com o intuito de promover o estilo de vida ativo e fomentar a discussão sobre a importância das atividades corporais e motoras para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiados. 
Objetivos específicos: A “Atividade física na praça”, que considera os escolares (crianças e adolescentes), os adultos (ativos e não ativos) e idosos, inclusive pessoas hipertensas e diabéticas como seus públicos alvos, se propõe a elevar, em pelo menos um nível, a atividade física de cada pessoa, incentivando:
·         O indivíduo sedentário a ser um pouco ativo;
·         O indivíduo pouco ativo a se tornar ativo;
·         O indivíduo ativo a ser muito ativo;
·         O indivíduo muito ativo a manter-se nesse nível 

Este grupo já vem realizando essas atividades desde inicio do ano, e os benefícios já podem ser vistos e relatados pelos próprios beneficiados do projeto, que segundo eles já apresentam melhoras significativas no seu condicionamento físico, e percebem que as atividades da vida diária tornaram-se mais eficazes.  
As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença arterial coronariana e diminui o risco de infarto,câncer de cólondiabetes e pressão alta.
Atividade física também:
* ajuda a controlar o peso corporal;
*contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
* reduz o índice de quedas em idosos;
* ajuda a aliviar a dor da artrite;
* diminui os sintomas de ansiedade e depressão;
* e está associada a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação.

Ainda mais, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física moderada por 3 ou mais dias da semana.
Neste mesmo local acontece orientação com a Fonoaudióloga Paloma Nogueira, a Fisioterapeuta, Cosma Targino, e a Nutricionista Angélica Jales. Contando com  o apoio da Assistente Social Do município Elizangela Rego que  vem sempre  desenvolvendo um trabalho de grande  relevância

   


                                     VIA ANA ANGELICA  E  ELIZANGELA  REGO

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...