22/10/2014

INSTITUTO DO CÉREBRO DISCUTE SOBRE ACIDENTE VASCULAR CELEBRAR DE 21A 24


O Instituto do Cérebro (ICe) realiza atividades alusivas à Semana Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de 21 a 24 de outubro, na Praça Cívica do Campus Central.

A Semana Nacional de Combate ao AVC, parceria entre o ICe, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e o Programa de Diagnóstico e Intervenção no AVC (PRODIAVC), é comemorada de 22 a 29 de outubro e  tem como tema “Eu sou mulher: o AVC me afeta” .

O objetivo da campanha é mostrar que a doença não faz discriminação entre sexo, porém afeta de forma mais intensa a população feminina. “As mulheres estão sob maior risco de morrer por AVC, recebem menos cuidado e, em muitos casos, são o principal cuidador do marido, pai ou filhos”, explica o coordenador da Campanha do AVC no RN, André Pantoja.

Segundo dados da World Stroke Organization, órgão mundial de combate ao AVC, 17 milhões de pessoas têm o derrame a cada ano, o que leva a enfermidade ao patamar de principal causa de incapacidade do mundo. “Seis milhões de vidas são perdidas anualmente e a cada seis segundos morre uma pessoa devido ao AVC”, contabiliza Pantoja.

De uma forma geral, os principais fatores de risco são a hipertensão, fibrilação atrial, diabetes, enxaqueca com aura visual, depressão, abuso de álcool, fumo e obesidade. Especificamente nas mulheres, ainda acrescentam-se outras possíveis causas, como gravidez, pré-eclâmpsia, uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal após a menopausa, alterações hormonais e a diabetes gestacional.

Para o coordenador da Campanha, a doença pode ser evitada com informações precisas e profissionais sobre os fatores de risco. “Conheça os seus próprios fatores de risco, seja ativo e faça atividade física regularmente, mantenha uma dieta saudável, limite o consumo de álcool, evite o hábito de fumar e aprenda os sinais de alerta”, lista.

Os principais sintomas são a boca torta, a perda de força e uma dificuldade na fala. Em caso de  suspeita, o paciente deve ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ou ir para um hospital preparado para atender casos de AVC.

Nenhum comentário:

GABIGOL É SUSPENSO POR DOIS ANOS POR FRAUDE EM EXAME ANTIDOPING

    Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping. O julgamento teve início na semana passada e foi ...