24/10/2014

VENHA-VER/RN : OUTUBRO ROSA





 

Os pacientes das duas equipes do PSF da cidade de Venha-Ver/RN receberão durante todo o mês de outubro, diversas atividades, e palestras sobre a prevenção e a importância dos exames de detecção do câncer de mama cola de útero e saúde da mulher. A orientação faz parte da programação do "Outubro Rosa", que promove a conscientização e combate da doença. A ação é promovida e incentivada pela Prefeitura Municipal de Venha-Ver, através do Gestor Expedito Salviano. A Secretaria Municipal de Saúde realiza a parte operacional.

Durante as palestras proferidas pelo Dr.Rene Garcia Guerra, integrante do MAIS MÉDICO, que contam com pacientes de 25 a 50 anos, são distribuídas cartilhas para as participantes propagarem a campanha.

O médico palestrante apontou as maiores dificuldades das mulheres ao se informarem sobre a doença. "Acho importante porque a comunidade é muito carente, tem muitas adolescentes grávidas ou que tem vergonha de perguntar e tirar dúvidas. Só pelas consultas já da para ter uma ideia do quanto elas precisam de orientação", explicou Dr. Rene Guerra. As pacientes chegam ao local com bastantes dúvidas sobre a doença, porém, ao saírem da palestra já marcam consultas e se comprometem em levar amigas e vizinhas para a próxima reunião.

O secretario de Saúde Gledson Antonio Dias de Oliveira acredita na propagação de informação sobre o câncer de mama através da campanha. "Todos estão aderindo bem essa ideia e nós estamos preparando os profissionais das unidades para enfatizar essa busca da mamografia, da conscientização da mulher, da necessidade de se fazer o autoexame e principalmente, procurar o atendimento onde possa se detectar a possibilidade da doença", declarou.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é um dos tipos de tumores que mais atinge mulheres no mundo, e faz mais de 1,67 milhões de vítimas por ano, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS). Para combater este mal, há cinco anos é celebrado mundialmente o "Outubro Rosa", movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce da enfermidade. Nesta edição, a intenção é derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Em 2013, estima-se que tenham surgido 57.120 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma, que no Sudeste atinge 71 mil pessoas, no Sul 70 mil, no Centro-Oeste 51 mil, e no Nordeste 36 mil. Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente 21 mil, ficando apenas atrás do câncer do colo do útero 23 mil.

Quais os sintomas da doença?

Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos na axila. Vale lembrar que o autoexame não é confiável, por isso é extremamente necessário o acompanhamento médico.


Gledson Dias 

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...