20/04/2015

JOVEM DE 19 ANOS TEM BEBÊ DENTRO DE BANHEIRO DE HOSPITAL NO PARANÁ


Uma jovem de 19 anos de idade teve bebê dentro do banheiro de um hospital em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, na manhã deste sábado (18). Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o médico de plantão se recusou a atender a paciente.

A jovem entrou em trabalho de parto em casa, por volta das 8h, e chamou o Samu. Os socorristas levaram a paciente para o Hospital Santana Unimed, que é um dos hospitais da cidade habilitados para fazer o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e estava de plantão neste fim de semana.

De acordo com o Samu, quando chegaram à unidade, o médico plantonista não atendeu a gestante. Enquanto aguardava e passando mal, ela pediu ajuda para ir ao banheiro e o bebê nasceu no local com a ajuda de enfermeiros e dos socorristas. “Segundo informações repassadas via rádio pela equipe que estava no hospital, o doutor recusou atendimento devido o Samu não ter feito contato prévio informando o deslocamento e o encaminhamento de uma gestante que não tinha carteira de pré-natal. Esse foi o argumento dele”, disse o médico plantonista do Samu, Sérgio Augusto Zanim.

Ainda conforme Zanim, o Samu tinha feito contato com o hospital. “A central falou com a atendente da recepção do hospital, que estava tentando localizar o médico de plantão. Nesse tempo a viatura já estava chegando ao local. Visto que se tratava de uma gestante em trabalho de parto, a gente prefere deslocar a viatura até para que não se perca tempo de atendimento. Então, estava sendo feito [o contato] sim, como se pode confirmar pelos registros de ligações do Samu”, concluiu. 

O hospital disse que seguiu o protocolo para esse tipo de atendimento e afirmou, por meio de nota oficial, que o médico plantonista da maternidade não foi avisado sobre a chegada da gestante. Porém, assim que soube, disse que atenderia depois que finalizasse uma consulta em andamento.
VIA NOSSA PARANÁ

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...