01/12/2015

LIDERANÇAS DO ALTO OESTE REIVINDICAM AÇÕES PARA INCREMENTO DO TURISMO NA REGIÃO


galeno_oeste


Audiência Pública discutiu investimentos na região (Foto: João Gilberto/ALRN)A região Oeste quer mais visibilidade e aumentar a geração de emprego e renda para a população através do turismo sustentável, aproveitando o potencial de seus municípios. Esta reivindicação foi externada por prefeitos e vereadores da região na audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa, uma iniciativa do deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB).

“Vivemos um dos piores períodos de estiagem e temos procurado trabalhar soluções efetivas na assistência aos produtores rurais e às populações que sofrem com a falta de água. Mas há outra frente em que devemos trabalhar também com todo afinco, numa missão igualmente imposta pela realidade da seca, que é a busca por alternativas econômicas para o sertão, a fim de que possamos valorizar mais nossas riquezas e gerar emprego e renda e o turismo pode ser esse caminho”, afirmou Carlos Augusto.

Na audiência pública foi apresentado o projeto Circuito das Serras, iniciativa do professor Gilton Sampaio, que reúne empresários, comerciantes e pessoas dos mais diversos setores, que estão voluntariamente trabalhando para expandir o turismo no interior, principalmente na região serrana.

O projeto já tem várias ações e se materializará em forma de livro, a ser lançado em breve, com ampla cobertura fotográfica e descrição de todos os atrativos, contemplando as potencialidades dos municípios. Será um verdadeiro tratado dos potenciais turísticos em todas as suas vertentes: turismo religioso, de aventuras, cultural, ecológico, entre outros. Além do propositor, o debate contou com a presença da bancada de deputados que representam a região: Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rêgo (DEM), Gustavo Fernandes (PMDB) e Raimundo Fernandes (PROS). Ricardo Motta (PROS) também participou da audiência.

Sugestões

Foram vários os encaminhamentos do debate. A primeira sugestão, dos deputados Getúlio Rêgo e Raimundo Fernandes, é uma audiência para breve, reunindo prefeitos e deputados com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Os prefeitos também querem mais investimentos na melhoria das estradas e da segurança. Foram citadas especificamente as estradas de Venha Ver e Luís Gomes. Outra cobrança é que o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), elabore um guia turístico de boa qualidade em parceria com a equipe do Circuito das Serras.

Foi consenso entre os participantes a necessidade da Secretaria de Turismo do RN elaborar a sinalização do roteiro e a definição, por parte das prefeituras, da relação com todos os prédios a serem tombados, para que as próximas gerações tenham oportunidade de conhecer estas riquezas arquitetônicas. Os prefeitos reivindicaram ao Sistema S (Sesc, Senac, Sesi e Senai) um planejamento anual de cursos e assessoramento para capacitação da mão de obra local.

Ex-prefeito de São Miguel, o deputado Galeno Torquato ressaltou as potencialidades da região em relação ao turismo em suas mais variadas vertentes. Segundo Galeno, o turismo pode se configurar numa importante fonte de geração de renda e empregos para a localidade. “Precisamos consolidar a parceria entre os municípios e buscar dotar essas cidades de infraestrutura adequada e, sobretudo, de divulgação. O Rio Grande do Norte não se resume ao turismo litorâneo. Temos pelos menos 43 municípios que cortam aquela região, cada um com sua potencialidade, que precisa ser conhecida não só pelos próprios potiguares, mas pelos turistas de outras localidades”, comentou Galeno Torquato.

Incentivo ao Turismo

Autor da Lei do Turismo, que cria um fundo especial para esta atividade, Gustavo Fernandes disse que a legislação vai permitir uma divulgação maior do Rio Grande do Norte em feiras e eventos. Gustavo destacou a expectativa em torno do teleférico, obra que necessita de recursos e vai beneficiar não só Martins, mas a região de uma forma geral. “Martins tem quase 700 leitos e belezas naturais que fazem girar a economia da região de uma forma geral. É importante esta luta em torno do teleférico”, afirmou Gustavo.

O deputado Getúlio Rêgo disse que é importante aproveitar o momento em que o Estado conta com um ministro do Turismo: “O momento é extremamente favorável e devemos levar adiante esta audiência. Temos clima, gastronomia, hospitalidade, mas precisamos urgentemente melhorar nossas estradas, que estão esburacadas”, afirmou.

O deputado Raimundo Fernandes ressaltou as qualidades dos municípios: “Quem visita Venha Ver, Luís Gomes ou Major Sales, por exemplo, quer visitar novamente. Outros querem até ir morar. Quem vai a Portalegre não se esquece do seu povo”, destacou Raimundo.

A Subsecretária de Turismo, Solange Portela, prestou contas das ações que o Governo do Estado está realizando em favor do turismo. Solange garantiu que está sendo feito um novo mapeamento das regiões, para reparar um equívoco em que a região Oeste não era mencionada. “Também estamos fazendo a elaboração do instrumento de planejamento aqui da região, dentro do programa de regionalização do Ministério do Turismo”, afirmou.

Vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho afirmou: “É preciso dar esse start que o interior precisa. Não é porque existe crise que vamos cruzar os braços. Nas inúmeras feiras que participamos mostramos que aqui não existe somente sol e mar, mas também a paisagem do interior”, disse Haroldo.

Os prefeitos de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo (PMDB), de Luís Gomes, Mariana Fernandes (PMDB), Portalegre, Manoel de Freitas Neto (PP), José da Penha, Antônio Dólar (PMN); Venha Ver, Expedito Salviano (PR) e Major Sales, Thales Fernandes (PMDB) se pronunciaram representando os municípios e reivindicaram ações efetivas.

Fonte: Cidade News via Portal Noar

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...