31/05/2017

APENAS 20% DAS MULHERES TÊM MAMA RECONSTRUÍDA APÓS TRATAMENTO DE CÂNCER NO SUS


IMG_4407
Apenas 20% das 92,5 mil mulheres que fizeram a cirurgia de mastectomia para tratamento do câncer de mama, entre os anos de 2008 e 2015, passaram pelo procedimento de reconstrução mamária. O levantamento foi feito pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) com base em dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Para a SBM, a situação é explicada pela falta de estrutura para atendimento da demanda e pelo número insuficiente de médicos qualificados para o procedimento.
O presidente da SBM, Antônio Luiz Frasson, destaca que algumas estruturas optam por fazer a reconstrução mamária em momentos separados, possibilitando que a fila para tratamento do câncer ande mais depressa. “A estrutura é limitada, e isso faz com que alguns hospitais deem prioridade ao atendimento do câncer e posterguem a reconstituição. Se, em um dia, eu tenho 10 horas de sala de cirurgia, eu posso operar quatro ou cinco pacientes com câncer de mama. Mas, se eu tiver que reconstituir, eu posso operar duas”, explicou o médico mastologista.


VIA BLOG DO XERIFE 

Nenhum comentário:

CAMINHADA MARCA ABERTURA OFICIAL DAS AÇÕES DO OUTUBRO ROSA EM OLHO D’ÁGUA DO BORGES

Com camisetas e panfletos em alusão ao Outubro Rosa, e muita disposição para motivar olhodaguenses  a buscar pelos exames de Mamografi...