30/05/2017

OCORREU ENTRE O DIA 22 A 26 DE JUNHO, EM BELÉM NO PARÁ, O 5° ENCONTRO NACIONAL DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS.

 
A pauta reuniu 23 federações do Brasil, faltando apenas Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Segundo a organização (CONAQ), mais de 200 participantes, entre presidentes, delegados e convidados, participaram do evento durante toda a semana. Semana essa que levou a importante discussão sobre assuntos pertinentes para população negra do País, como exemplo: Saúde, Educação, Habitação, Juventude e outros.
O encontro serviu também como cerimônia para homologar os novos Coordenadores Nacionais das Comunidades Quilombolas. No mais, alguma federações reafirmaram seu compromisso e manteram seus coordenadores, a exemplo do Rio de Janeiro, com o Jovem Ronaldo e Piauí com Rosalinda. No entanto alguns Estados renovaram seus quadros. O Rio Grande do Norte encontro-se nessa renovação, com quatro coordenadores, dois titutar e dois suplementos, foram homologados: Aercio Gomes, da Comunidade Quilombola do Sobrado, região do alto oeste potiguar e Andreia Nazareno, da comunidade de Grosso, região próximo a capital. Além dos susplentes Mariah do Socorro de Parelhas e Sr. Manoel de capoeira em Macaiba.
Os novos coordenadores teram um mandato até 2020.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
"Vai ser um grande desafio em meio a todo esse tumulto político que encontra-se esse país. Nós CONAQ, somos um elo de ligação entre a sociedade negra civil e o governo, muito embora o governo esteja sem sustentação para governar, devido ao golpe que foi dado no Brasil. Todavia, com todo esse momento crítico, vamos lutar para garantir nossos direitos" Afirmou Aercio, que ainda finalizou agradecendo a Elizabeth Lima, pioneira do movimento negro no estado do RN, e também a Antropóloga Giselma Sacramento. As duas são fontes de sustentação para as comunidades e o movimento negro.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna


VIA AÉRCIO

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...