11/07/2017



Por causa das chuvas que caem desde a noite desta segunda-feira (10) na cidade, Natal está em ‘Alerta Laranja’.O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que em razão do acumulado de precipitações considera a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte e a Defesa Civil de Natal foram avisadas.
Entre as 0h e 9h desta terça-feira (11), os meteorologistas registraram 30,8 milímetros de chuvas em Natal. Na região de Calcanhar, próximo a Touros, foram 71 milímetros. O ‘Alerta Laranja’ é emitido quando há entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia.
De acordo com o Inmet, o alerta foi dado por causa de uma ‘nebulosidade compacta’ entre Fernando de Noronha e Natal. “São nuvens profundas. O alerta foi enviado para a Defesa Civil porque essa chuva pode causar alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em cidades litorâneas, como é o caso de Natal”, diz Ednaldo Correia, chefe da Seção de Previsão do Tempo do órgão, em Recife.
O alerta abrange as regiões Central, Oeste, Leste e Agreste potiguar.
A Defesa Civil do Rio Grande do Norte, porém, informou que o monitoramento de chuva é um trabalho que exige operação de 24 horas, mas o órgão não teria condições de fazer isso. “Não temos efetivo nem estrutura suficiente para monitorar. A chuva geralmente causa problemas nas grandes cidades, como é o caso de Natal, que conta com Defesa Civil própria”, declarou o assessor técnico Marcus Morais. Ele substitui o coordenador Eliseu Dantas, que está de férias.
A coordenadora da Defesa Civil de Natal, Alana Sales, informou que 10 agentes trabalham nesta terça-feira na capital em monitoramento de áreas de risco e lagoas.



* Xerife

Nenhum comentário:

GABIGOL É SUSPENSO POR DOIS ANOS POR FRAUDE EM EXAME ANTIDOPING

    Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping. O julgamento teve início na semana passada e foi ...