15/10/2018

“El Niño não está caracterizado, e poderemos ter chuvas dentro da normalidade em 2019”, afirma meteorologista


Resultado de imagem para “El Niño não está caracterizado, e poderemos ter chuvas dentro da normalidade em 2019”, afirma meteorologista

Em entrevista concedida a equipe do Portal Patosonline.com neste sábado, 13 de outubro, o doutor em meteorologia e recursos naturais, Mário de Miranda Leitão, analisou a possibilidade de ocorrência do fenômeno el niño para 2019, e sua influência no período chuvoso do semiárido nordestino.
O primeiro ponto a ser analisado pelo meteorologista, foi que o aquecimento das águas do Oceano Pacífico no momento, ainda é insignificante para formação desse fenômeno (el niño), e mesmo que isso estivesse acontecendo, ainda não significaria a decretação de seca para nossa região no ano que vem.
Explicando essa afirmação, o professor Mário disse que o el niño só tem relação com a seca no Nordeste em 46% dos anos. Ou seja, em 54% dos anos que ocorreram esse fenômeno, a chuva foi regular nessa região. Para o professor, quem manda no nosso período chuvoso, é o Oceano Atlântico, sendo benéfico o aquecimento das águas do atlântico. “Se as águas superficiais estiverem acima de 27 graus, há uma grande evaporação dessa água, que forma nuvens e os ventos ou trazem essas nuvens já formadas, ou trazem a umidade que consequentemente forma essas nuvens aqui”, disse o especialista no assunto.
Segundo o professor, nesse momento, outubro de 2018, não existe nenhum indicativo que tenhamos um el niño esse ano, bem como informações necessárias para afirmar que vamos ter seca no Nordeste no ano que vem.



* Assis Silva via Portal Patos online

Nenhum comentário:

GABIGOL É SUSPENSO POR DOIS ANOS POR FRAUDE EM EXAME ANTIDOPING

    Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping. O julgamento teve início na semana passada e foi ...