27/11/2016

27 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER.



Com as informação necessárias, é possível descobrir um câncer precocemente.

No dia 27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada para levar informação a respeito dessa doença que mata milhões de pessoas anualmente.

No dia 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada com o objetivo principal de levar informação sobre a doença para todas as parcelas da sociedade. Essa data foi instituída em dezembro de 1988 por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707.

A importância da criação dessa data está no fato de que o câncer mata milhões de pessoas todos os anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2012, essa doença levou 8,2 milhões de pessoas à morte.

→ Afinal, o que é o câncer?

O câncer pode ser definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela multiplicação de células de maneira incontrolável e desordenada, formando tumores. Essas células multiplicam-se e invadem órgãos, podendo, inclusive, atingir outras partes que não a sua de origem. Essa última situação é denominada de metástase.


→ Quais são as causas do câncer?


O câncer apresenta causas variadas que envolvem fatores genéticos e também ambientais. Entre os fatores ambientais, que incluem aspectos do meio em que vivemos e nossos hábitos de vida, podemos citar a radiação solar, uso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo, hábitos alimentares pouco saudáveis e comportamento sexual de risco.

→ Quais são os principais tipos de câncer que afetam a população brasileira?

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, mas nem todos ocorrem na população com a mesma frequência. Entre os tipos mais frequentes em nosso país, podemos citar o câncer de próstata, de mama feminino, cólon e reto, de pulmão, de estômago, do colo do útero, da cavidade oral, do esôfago, leucemia, linfoma não Hodgkin, linfoma de Hodgkin, de tireoide, do sistema nervoso central, de bexiga, de laringe, de ovário e de pele.

O câncer mais frequente no Brasil é o de pele não melanoma.Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), esse tipo de câncer representa 25% de todos os tumores malignos registrados em nosso país. Depois do câncer de pele não melanoma, em mulheres, o câncer mais comum é o de mama. O segundo mais comum em homens é o de próstata.

→ É possível prevenir-se do câncer?

Por possuir causas variadas, não existe uma forma verdadeiramente eficaz para prevenir o câncer. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis pode diminuir significativamente os riscos de desenvolver essa doença.

O Inca criou um folheto informativo com algumas dicas preciosas que podem diminuir a incidência do câncer. Entre os pontos importantes apontados pelo Instituto, podemos citar o fim do tabagismo e uma alimentação saudável. Além disso, é importante fazer exercícios, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, não se expor ao sol sem proteção, fazer higiene dos dentes e da língua e fazer os exames preventivos regularmente.

→ Existe tratamento para o câncer?

O câncer possui tratamento e, quanto mais precocemente descoberto, maiores são as chances de cura. Entre as medidas adotadas após a descoberta dessa doença, destacam-se:

- Radioterapia: Técnica em que se utiliza radiação para destruir o tumor ou controlar o aumento das células cancerígenas. Ela pode ser feita isoladamente ou em combinação com outro tipo de tratamento.

Quimioterapia: Técnica em que medicamentos são usados para combater o desenvolvimento do tumor. Esses medicamentos, infelizmente, também afetam células saudáveis, o que desencadeia alguns efeitos colaterais desagradáveis, como perda de cabelo, náusea, vômitos e dores.

Cirurgia: Tratamento baseado na retirada parcial ou total do tumor cirurgicamente.

Transplante de medula óssea: Técnica realizada em pessoas em que o câncer atinge células do sangue. O tratamento consiste na transferência de células normais de medula óssea de um doador para o doente.


http://ideias-efatos.blogspot.com.br/2016/11/27-de-novembro-dia-nacional-de-combate.html#.WDraWRorK1s

Nenhum comentário:

PROGRAMA QUE LEVOU CISTERNAS AO SEMIÁRIDO RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL

O programa Cisternas, financiado desde 2003 pelo governo federal, ganhou o segundo lugar no Prêmio Internacional de Política para o F...