15/01/2017

NO SERTÃO DO CEARÁ, HOMENS DO CAMPO SE TORNAM PROFETAS DA CHUVA


No sertão do Ceará, homens simples, do campo, se reúnem, há 21 anos, para fazer previsões sobre o período de chuva que começa agora. São chamado de profetas da chuva.
As consequências dos cinco anos seguidos de seca estão no sofrimento dos moradores, dos rebanhos e nos mapas da meteorologia. Eles demonstram a abrangência dos estragos, por exemplo, na agropecuária e reservatórios. É a faixa mais escura em todos os estados do Nordeste.
Mostram também a quantidade de áreas com chuva abaixo da média. Tudo o que não está em azul. Os próximos meses são decisivos porque é a época de chuva na maioria dos estados. A previsão para o período ainda vai ser divulgada, mas já é certeza o que vai ser necessário para mudar o quadro atual.
“A gente teria que ter, por exemplo, um março muito bom, um abril melhor ainda, dois meses consecutivos chovendo acima da média para a gente conseguir recuperar os reservatórios”, explica Meyre Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia

Nenhum comentário:

EX-PREFEITO DE PAU DOS FERROS É ASSALTADO NAS PROXIMIDADES DE PATU

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, foi assaltado Na noite desta quinta-feira (17) nas proximidades do município de Patu,...