08/04/2017

PARANAENSE FAZ PARTE DA EQUIPE DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN QUE CONQUISTA 3º LUGAR NO CHALLENGE ROBOTIQUE, NA FRANÇA


Da esquerda para a direita: a Diretora Acadêmica do Campus (Amélia Reis) Hawllyson Gardel (aluno), Bonfim Aquino (orientador), o parananense Geraldo Filho (aluno) e Antônia Silva (Diretora Geral do Campus, representando o Reitor do IFRN, Wyllys Farkatt). Foto: Cedida.

O esforço valeu a pena e o IFRN representou bem o Brasil no Challenge Robotique 2017, realizado na França. A equipe do Campus Pau dos Ferros acaba de conquistar o 3º lugar na competição. O 1º lugar ficou com a equipe do Campus Santa Cruz.

O Challenge Robotique teve início na última terça-feira, 4. Os dois primeiros dias foram reservados a testes e treinamentos dos robôs. A competição aconteceu ontem e hoje (6 e 7) e contou com quatro etapas, duas em cada dia. Cada etapa tinha o nível de dificuldade aumentado em relação à anterior. Ao final, foram 12 equipes competindo com seus projetos robóticos.

Um dos alunos envolvidos no projeto, Hawllyson Gardel, comenta a conquista: “Foi uma competição emocionante. Não fomos muito bem na primeira etapa, mas melhoramos o desempenho e nos superamos nas etapas seguintes. Estamos felizes! De certa forma, esperávamos uma boa colocação pelo projeto de nosso robô”, detalha o jovem pesquisador.

O Professor orientador, Bonfim Aquino, também comemora a experiência com a equipe: “Foi uma experiência engrandecedora. A competição teve muitas diferenças em relação às Olimpíadas de Robóticas das quais participamos. Estou feliz pelo desempenho dos meninos. A gente agradece ainda a receptividade dos franceses, eles foram gentis e receptivos”, comenta Bonfim.

Parabenizamos os campi Pau dos Ferros, Santa Cruz e o IFRN pelo desempenho no Challenge Robotique 2017. Na bagagem, as equipes trazem novas experiências, amizades e aprendizados.


SOBRE O CHALLENGE ROBOTIQUE

O Challenge Robotique é uma competição de robôs, realizada no Lycée Touchard Washington, na cidade francesa de Le Mans. O credenciamento e a participação das nossas equipes são resultado de acordo de cooperação entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN e os liceus franceses.

*Portal IFRN/Nosso Paraná

Nenhum comentário:

DUAS HORAS ANTES DO CASAMENTO, JOVEM MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA REGIÃO OESTE POTIGUAR

Um jovem de 21 anos morreu em um acidente de trânsito na tarde deste sábado (21) na cidade de Baraúna, na região Oeste potiguar, duas ho...