09/08/2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VIÇOSA REALIZA A SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE A AUTOMEDICAÇÃO



Hoje, dia 08 de agosto de 2017 a equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizou visitas domiciliares com foco nos perigos da automedicação; onde o farmacêutico Leonardo Fernandes orientou sobre a importância da prescrição do médico, enfermeiro ou dentista e os cuidados para reduzir o risco de intoxicações; explicou que a armazenagem caseira precisa de cuidados; que é necessário verificar a data de validade e condições dos medicamentos e sobre a importância de manter todos os remédios fora do alcance das crianças. Na oportunidade a nutricionista Marcia Nascimento falou sobre a utilização da fitoterapia – que é definida como a terapêutica caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas; e a equipe realizou trabalho educativo através de distribuição de folder informativo. 

A automedicação é uma prática comum no Brasil. Estudos indicam que pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. No entanto, poucos sabem que isto pode causar problemas de saúde, como reações alérgicas, intoxicações e mesmo dependência química. Nesse sentido o risco da automedicação será tema principal das ações de promoção à saúde esta semana pelas equipes da atenção básica do nosso município.





Assessoria de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...