18/05/2018

CIENTISTAS IDENTIFICAM COMPOSTO CAPAZ DE BLOQUEAR METÁSTASES DE CÂNCERES


Cientistas identificaram um composto que consegue impedir que diversos tipos de câncer se espalhem pelo corpo, num processo conhecido como metástase. Em testes com animais, a substância, batizada metarrestin, reduziu o número de tumores e também deu uma maior sobrevida a eles, abrindo caminho para atacar o processo antes que as células cancerosas saiam do alcance de outras terapias.
— Muitas drogas têm como objetivo impedir o crescimento do câncer e matar as células cancerosas — conta Juan Marugan, líder da equipe de pesquisadores do Centro Nacional para Avanços das Ciências Translacionais dos EUA e um dos coautores da descoberta, relatada em artigo publicado nesta quarta-feira no periódico científico “Science Translational Medicine”. – Mas não há uma única droga aprovada que tenha como objetivo tratar as metástases. Nossos resultados mostram que a metarrestin é um agente muito promissor neste sentido e devemos continuar a investigar seu uso contra metástases.
Segundo os pesquisadores, em pacientes a metarrestin pode vir a ser uma terapia eficiente depois de cirurgias para remoção de tumores. Como cânceres muito desenvolvidos são difíceis de serem totalmente extirpados nas operações, os médicos geralmente também administram quimioterapias para tentar matar qualquer célula cancerosa que tenha sido deixada para trás e evitar que a doença ressurja. Assim, a metarrestin pode se somar a este protocolo de tratamento.



 *Robson Pires


Nenhum comentário:

Fátima Lula diz que vai ‘escancarar as portas’

“Estarei com as portas escancaradas para os empresários e para a FIERN”. A garantia foi dada pela senadora  Fátima Bezerra,  candidata ...