29/03/2020

VENÇA A GUERRA CONTRA AS DOENÇAS



NO PASSADO, muitas cidades eram protegidas por muralhas bem fortes. Mas, se os inimigos conseguissem abrir um buraco na muralha, a cidade inteira ficava ameaçada. Nosso corpo pode ser comparado com uma cidade murada. O modo como cuidamos das nossas defesas naturais influencia a nossa saúde. Veja cinco possíveis ameaças para sua saúde e o que você pode fazer para se proteger.

1 ÁGUA

A AMEAÇA: Se você beber água contaminada, micróbios perigosos podem invadir o seu corpo.
COMO SE PROTEGER: A melhor forma de se proteger é manter limpa a água que fica no seu reservatório. Se ela tiver sido contaminada, ou se você desconfia que isso aconteceu, o melhor é fazer alguma coisa para tratar a água. * Armazene a água em recipientes fechados. Para retirar pequenas quantidades, use uma concha limpa ou uma torneira. Nunca ponha as mãos dentro de um recipiente de água limpa. Lembre que é sempre melhor morar num lugar que tenha um bom sistema de esgoto. Isso evita que a água para consumo se contamine.

2 ALIMENTOS

A AMEAÇA: O que você come pode estar contaminado por micro-organismos infecciosos.
COMO SE PROTEGER: Até um alimento que tem um aspecto bonito e saudável pode estar contaminado. Por isso, crie o hábito de lavar bem as frutas e os vegetais. Quando for cozinhar, lave bem as mãos. Os talheres, os utensílios de cozinha, o balcão e a pia também devem estar limpos. Alguns alimentos precisam ser cozidos numa temperatura específica para que os micróbios sejam destruídos. Tome cuidado com alimentos que estejam com uma cor diferente ou cheiro e gosto estranhos. Isso pode ser um sinal de que há um exército de micro-organismos prontos para atacar. Não demore a guardar na geladeira as sobras de alimento. Quando estiver doente, evite cozinhar para outras pessoas. *

 3 INSETOS

A AMEAÇA: Alguns insetos carregam micro-organismos que podem infectar você.
COMO SE PROTEGER: Evite contato com insetos que podem transmitir doenças. Por exemplo, fique dentro de casa nos horários em que os insetos costumam atacar. Use roupas que protejam seu corpo, como camisas de manga comprida e calças. Passe repelente contra insetos. Quando for dormir, use um mosquiteiro. Para evitar a reprodução de mosquitos, não deixe acumular água parada. *

4 ANIMAIS

A AMEAÇA: Alguns micróbios não causam mal a animais, mas podem prejudicar os humanos. Se um animal morder ou arranhar você, ou se você tiver contato com as fezes dele, pode estar em perigo!
COMO SE PROTEGER: Depois de tocar em um animal doméstico, lave as mãos. Algumas pessoas preferem diminuir o contato com os bichos de estimação, deixando-os fora de casa. Evite qualquer contato com animais selvagens. Se um animal morder ou arranhar você, lave bem a ferida e procure um médico. *

5 PESSOAS

A AMEAÇA: Alguns germes podem invadir o seu corpo pegando carona no espirro ou na tosse de alguém. Eles se espalham por meio do contato físico, como um abraço ou um aperto de mão. Também podem estar de tocaia em maçanetas, corrimãos, telefones, controles remotos e telas ou teclados de computador.
COMO SE PROTEGER: Não compartilhe itens de higiene pessoal, como barbeadores, escovas de dente e toalhas. Evite contato com secreções de animais e de outras pessoas, incluindo sangue e coisas que contenham sangue. Lave bem as mãos várias vezes ao dia. É uma ação simples, mas é provavelmente a melhor maneira de evitar a transmissão de doenças.
Se possível, quando você estiver doente, fique em casa. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, dizem que tossir ou espirrar nas mãos não é certo. É melhor usar um lenço de papel ou as mangas da camisa.
O mundo está infestado de doenças perigosas. Por isso, devemos fazer o que diz um provérbio antigo: “Quem é prudente vê o perigo e se esconde.” (Provérbios 22:3) Assim, visite um posto de saúde na sua região para saber mais sobre como se proteger de doenças. ‘Esconda-se do perigo’ por manter uma boa higiene. Se você reforçar as defesas, vai conseguir reduzir os riscos de ser atacado por uma doença.

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...