07/10/2011

DIA 8 DE OUTUBRO COMEMORA-SE DIA DO NORDESTINO

 
Nordestino merece um dia de orgulho Fiquei encantado com a proposta do Sr.Gilberto Dimenstein, quanto a criação do dia do orgulho nordestino. Poderia sugerir também que o mesmo se empenhasse em uma campanha com o dia do orgulho dos paulistas, dia do orgulho dos moradores do Alto da Lapa, dia do orgulho dos carecas e dos gordos. Será que um brasileiro tem que ser destacado porque mora em regiões que não oferecem oportunidades de crescimento profissional e pessoal? Acredito que os nordestinos, os imigrantes italianos, os portugueses, japoneses, chineses, coreanos, turcos e todos os seres humanos que encontraram em São Paulo, uma força de crescimento, deveriam sim erguer em suas cidades, monumentos para prestigiar a cidade que lhes ofereceu oportunidade de se orgulhar de alguma coisa. Acredito que seja de extremo mau gosto, desfilar pelas ruas da nossa cidade (nossa porque luto para sua melhora, pago impostos para ela e me orgulho de ser paulista e morar em São Paulo sem ter que sair na rua gritando), mostrando que existe diferenças, que muitas vezes, são provocadas pela cultura trazida por eles mesmos. Tive a oportunidade de morar em algumas cidades do nordeste, e o que ví lá, não é merecedor de orgulho algum. Mesmo dizendo que os governantes são em alguns casos não muito honestos, o voto ainda é pessoal. Portanto nada justifica o atrazo e a cultura de desprezo pelos bens comuns. Acredito que o senhor deveria promover o dia do Brasileiro, pois somos todos brasileiros e não um paulista, outro carioca, outro nordestino, outro gordo, outro feio.... Talvez o Sr.Gilberto Dimenstein, não se sinta orgulhoso do que é. Faça o Sr. a sua manifestação, mas não incentive as pessoas a se considerarem diferentes dos outros, somos todos iguais.
Dia 8 de outubro é o Dia do Nordestino e, para comemorar, vamos falar um pouco da comida dessa região, famosa por seus temperos fortes e característicos. A comida nordestina vem de influência europeia, como os cozidos e doces como o sequilho, a baba de moça e o papo de anjo. Também há influência africana que podemos sentir no preparo de iguarias com azeite de dendê e leite de coco. Sem contar também a influência indígena, marcante nas receitas com milho, mandioca e abóbora.
Carne de bode Por se tratar de uma região onde todos os estados são litorâneos, peixes e frutos do mar como camarão, lulas, lagostas e mariscos também ganham espaço na culinária nordestina. Os caranguejos também são bastante consumidos em regiões próximas a mangues.
No interior, as carnes de bode e de carneiro ganham destaque. Na maioria das vezes, essas carnes são consumidas como carne de sol ou carne seca. Ambas se diferenciam pelo teor do sal presente e a carne seca é a mais salgada.
A agricultura da região é abundante em frutas como abacaxi, acerola, cajá, caju, carambola, ciriguela, coco, goiaba, graviola, jaca, maracujá, manga, mangaba, pitanga e sapoti.
Os pratos típicos famosos são a feijoada, a caldeirada de frutos do mar, a moqueca, a rapadura, a tapioca e muito mais.
Vale lembrar que, apesar de deliciosa, a culinária nordestina é bastante calórica e deve ser apreciada com moderação.
Parabéns a todos os nordestinos!

Nenhum comentário:

ELEIÇÕES 2024: VEJA O NÚMERO DE ELEITORES POR CIDADE NO RN. VENHA-VER/ RN TEM : 4.047

  Somente a capital concentra 21,7% de todo o eleitorado do Rio Grande do Norte. O menor colégio eleitoral é o de Viçosa. O município do Alt...