19/10/2011

VEREADORA MIRIM DE SERRA NEGRA DO NORTE REPRESENTANDO O NORDESTE EM BRASÍLIA

 

Hoje, 18 de outubro é um grande dia para o Plenarinho e para 400 crianças que viraram deputados por um dia. Essa é a data do Câmara Mirim 2011, quando as crianças discutirão os três melhores projetos de lei de um total de mais de 1.200 recebidos, também feitos pelas crianças.
Um dos projetos que será discutido é o "Disque Urgências e Emergências", da estudante da 7ª série, Juliana Fredo Marques, de Curitiba, Paraná. O projeto da Juliana quer criar um número nacional para pedidos de socorro. De acordo com a proposta, seria instituído o Sistema Nacional de Urgências e Emergências que contará com o número telefônico único à ser definido, para atendimento em todo o território. Seria uma espécie de Central Unificada, que receberia ligações de pedidos da polícia, dos bombeiros ou de qualquer outro tipo de pedido ou de denúncia.
Outro projeto é o "Ciência dos impostos", do aluno Marco Túlio Campos Machado, da 8ª série de São Paulo capital. O projeto de Marco Túlio, quer obrigar o Governo, empresários e comerciantes em geral, a divulgar o imposto pago em cada produto, de forma destacada do preço final, como já ocorre nos Estados Unidos, por exemplo. Quando o consumidor adquire um produto ele vai
saber exatamente o valor do imposto embutido no preço.
As crianças também vão analisar o projeto do André Dantas Ferreira da Silva, intitulado "Crianças navegando na política". Ele estuda na 5ª série, em Brasília e sua ideia é que todos os órgãos e instituições públicas tenham um site de notícias e informações voltado para as crianças e adolescentes. Um pouco parecido com o "Plenarinho", que é o site infantil da Câmara dos Deputados.

O município de Serra Negra do Norte esteve muito bem representada. Na ocasião a vereadora mirim, Ana Catarina, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Arphéphio Bezerra da Cunha, onde cursa o 9º ano do ensino fundamental, não só representou o município que em reside, como todo o Rio Grande do Norte e o nordeste do Brasil, pois foi a única câmara de vereadores da região convocada para a plenária, por força do projeto apresentado. O projeto de Lei que criou a Câmara Mirim em Serra Negra do Norte foi uma ideia do vereador Sérgio Fernandes, que evidentemente se fez presente ao evento.
A sessão do Câmara Mirim aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados e teve início às 10h da manhã.

Quase 400 crianças participaram do Câmara Mirim 2011. As entidades participantes foram:
Câmara Mirim Serra Negra do Norte/RN, Câmara Mirim de Andradas/MG, Câmara Mirim de Blumenau/SC, Câmara Mirim de Tupã/SP, Câmara Mirim de Orlândia/SP, Câmara Mirim de Jardinópolis/SP, Câmara Mirim de Belo Horizonte/MG, Centro de Educação Nery Lacerda – Sobradinho/DF, Colégio Mackenzie – Brasília/DF, Centro Educacional
Certo – Taguatinga/DF, Escola Dinâmica de Iturama/MG, Escola Paroquial Santo Antônio – Brasília/DF, Escola Classe n. 1 do Paranoá/DF, E.M. Orestes Barbosa – Rio de Janeiro/RJ, E.E. Anália Carneiro dos Santos – Buritis/MG e Câmara Mirim de Primavera do Leste/MT.
        
                    FONTE:RN POLÍTICA

Nenhum comentário:

ELEIÇÕES 2024: VEJA O NÚMERO DE ELEITORES POR CIDADE NO RN. VENHA-VER/ RN TEM : 4.047

  Somente a capital concentra 21,7% de todo o eleitorado do Rio Grande do Norte. O menor colégio eleitoral é o de Viçosa. O município do Alt...