06/03/2015

ESCOLA FECHA POR FALTA DE ALUNOS



Escola Estadual Freitas Nobre fecha turno noturno por falta de alunos

Escola Estadual Freitas Nobre tem passado por problemas de insegurança desde o ano passadoA direção da Escola Estadual Freitas Nobre, no bairro Costa e Silva, suspendeu as aulas no turno noturno devido ao baixo número de alunos matriculados. Segundo a diretora da escola, Eliene Bandeira, ao todo, somente 40 alunos se matricularam no horário da noite. Entre os motivos para a baixa procura, ela aponta desde a violência dentro e fora da escola como falta de estímulo e perspectivas pelos alunos.

"Somos uma escola de periferia, enfrentamos problemas de insegurança dentro da instituição, mas o medo do que acontece fora escola também afasta os alunos. Estendemos o prazo para as matrículas, mas mesmo assim não tivemos condições de manter o turno, pois nenhuma sala completou o número mínimo de alunos", explica a diretora.

Eliene Bandeira conta ainda que, no ano passado, uma turma da noite teve de ser fechada no segundo semestre porque só restavam quatro alunos. Ela explica que as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são as que têm os maiores índices de evasão, superando 60%, e que o problema de fechamento de turmas afeta grande parte das escolas no município.

"Fizemos uma reunião na segunda-feira à noite e na escola toda só havia 30 alunos. Não temos condições de manter turmas com dois, seis, 12 alunos. Alguns docentes da noite pediram remoção porque não teriam como completar a carga horária no turno. Já os alunos estão sendo realocados para turmas à tarde, quando possível", afirma.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com a diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Dired), Magali Delfino, para questionar sobre as ações para reduzir a insegurança nas escolas e estimular a frequência escolar no município. No entanto, a equipe foi informada que ela estava em reunião.

Redução no número de estudantes tem refletido no fechamento das escolas

O problema de fechamento de escolas por conta da redução do número de estudantes matriculados não é de hoje. Desde 2012, as unidades da rede estadual de ensino vêm tendo dificuldades para manter as turmas com número satisfatório. Nos últimos anos, pelo menos 18 escolas estaduais foram fechadas. 

Em Mossoró, de 2012 até o ano passado, pelo menos quatro escolas estaduais foram fechadas integralmente por falta de alunos. Outras unidades de ensino fecharam de forma parcial, em geral no turno noturno, ou remanejaram os estudantes para outras escolas estaduais.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), nos últimos 10 anos o número de alunos matriculados na rede estadual de ensino sofreu uma queda de quase 50%.

NÚMEROS

*Pelo menos 18 escolas estaduais fecharam as portas.
*Matrículas na rede estadual reduziram 50% em 10 anos

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...