16/02/2016

PROJETOS DA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA


Assessoria de Comunicação

Clique para obter Opções
Artigo

O papel da Universidade e a oncologia pediátrica
Clique para obter OpçõesPor Annick Beaugrand*
A universidade, na sua essência, existe para que os alunos aprendam conceitos, teorias; desenvolvam capacidade e habilidades; para que formem valores e tomem atitudes, se realizando como profissionais cidadãos. É nesse momento que a capacitação do futuro profissional é mediada e conduzida, onde o aluno tem contato com experiências clínicas e elabora seu leque de diagnósticos diferenciais.
No cenário das prioridades, depara-se com a oncologia pediátrica, cujo impacto na saúde pública do país é responsável pelos maiores índices de mortalidade por doença nessa faixa etária. Agir na prevenção, mas também no diagnóstico é de fundamental importância para a formação do médico. Quando se trata de salvar vidas, o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é determinante no prognóstico desse paciente.
Com esse intuito formativo, os alunos da UFRN têm entre seus cenários de práticas a Casa Durval Paiva como parceira. Discutir o percurso do paciente, seus primeiros sintomas e primeiras hipóteses diagnósticas até a determinação da patologia de base, exames solicitados, eventuais dificuldades de acesso aos serviços. Nesse contexto, o aluno da graduação inclui precocemente no currículo a oncologia pediátrica e tem a possibilidade de conhecer uma estrutura do 3o setor. Abrindo caminhos para um diagnóstico precoce e a possibilidade de êxito no futuro de uma nova geração.
* Oncologista pediátrica da Casa Durval Paiva e professora do departamento de Pediatria UFRN
 Clique para obter Opções
Notas

Campo de estudo acadêmico
Semanalmente, alunos da graduação de Medicina da UFRN participam de aulas práticas na Casa Durval Paiva, onde tem a possibilidade de conhecer o percurso do paciente, primeiros sintomas, hipóteses diagnósticas, determinação da patologia, exames solicitados, eventuais dificuldades de acesso, além dos serviços e estrutura da Casa.

Rota do bem
Dezenas de famílias assistidas pela Casa Durval Paiva recebem neste mês a visita social e doações do Projeto Vida, com patrocínio do Instituto Ronald McDonald. A equipe já percorre: Touros, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Baía Formosa, Arês, Goianinha, Canguaretama, Tibau do Sul, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Boa Saúde, Jundiá de Cima, São José de Campestre, Nísia Floresta, Sen. Georgino Avelino e São José do Mipibu.

Curta e compartilhe esta causa
Graças à solidariedade de milhares de internautas, a Casa Durval Paiva chega à marca de treze mil curtidas em sua fanpage do facebook e cinco mil seguidores no instagram. Para se tornar um cybervoluntário basta curtir e compartilhar a causa.
facebook/casadurvalpaiva - twitter/casadurvalpaiva - instagram/casadurvalpaiva - youtube/casadurvalpaiva

Sandra Cerqueira - Assessora de ImprensaCasa Durval Paiva - (84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544
casadurvalpaiva.org.br
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...