26/06/2016

CORTE DE VERBAS DO GOVERNO ESTADUAL PREJUDICA FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS


amazonas
O tradicional Festival Folclórico do Amazonas, que está previsto para ocorrer em julho, completa 60 anos em 2016, mas a comemoração está ameaçada por falta de recursos. O evento é um dos que foram atingidos pelo corte de verbas para o setor de Cultura, anunciado pelo governo amazonense, por causa da crise econômica no estado.
Diferentemente do Festival de Parintins, conhecido pelas toadas dos bois bumbás Garantido e Caprichoso, essa festa é caracterizada pela diversidade de ritmos como cirandas, danças nordestinas, quadrilhas, apresentação de tribos, além das toadas dos bois de Manaus. Diversos grupos se apresentam para o público competindo em três categorias: ouro, prata e bronze.
O repasse de recursos para a categoria prata sempre foi feito pela prefeitura está garantido este ano para os 63 grupos escolhidos por edital. Já a ouro recebia verbas do estado e este ano está ameaçada pelo corte. A categoria bronze é uma novidade do festival em 2016. É uma categoria de acesso e será custeada pelos 30 grupos selecionados por edital.
A apresentação dos bois de Manaus, Brilhante, Corre-Campo e Garanhão faz parte da categoria principal. Apesar de também terem ficado sem dinheiro do governo estadual, eles tem patrocínio privado e conseguiram a cessão do Sambódromo para a competição entre eles, prevista para o final de agosto, mas cerca de 70 grupos da categoria ouro não tem outros meios para viabilizar as próprias apresentações.

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...