13/11/2019

REAJUSTE DAS MENSALIDADES DAS ESCOLAS PARTICULARES FICARÁ ENTRE 6,25% E 9,6% PARA 2020 NO RN


O reajuste da mensalidade nas escolas particulares do Rio Grande do Norte deve variar de 6,25% a 9,6%, de acordo com o Sindicato das Escolas Particulares do RN. A variação é próxima do reajuste feito em 2018, que ficou entre 6,95% e 9,8%. As escolas, no entanto, podem repassar aos pais reajustes maiores aos que foram previstos pelo Sindicato, contanto que as planilhas de custo justifiquem o aumento.
“É algo que pode variar bastante de escola para escola, porque depende do fato dela estar realizando algum investimento em estrutura, por exemplo”, explica Alexandre Marinho, representante do Sindicato.
Nos últimos anos, a crise econômica fez crescer o número de responsáveis inadimplentes com a mensalidade escolar dos filhos, além de ter feito com que muitos optassem pelas escolas públicas ao invés das particulares. De acordo com Alexandre, o número de inadimplentes tende a reduzir no fim do ano, quando a quitação da anuidade precisa ser feita para que a matrícula do ano seguinte esteja assegurada.
“Esse ano tivemos uma estabilização na questão das inadimplências, porque muitos dos pais já estão cientes de sua situação financeira, e veem se é possível ou não arcar com aquela determinada mensalidade. Como há escolas nas mais diversas faixas de preço, o que acontece é que eles procuram adequar isso à renda da família”, afirma.
As escolas, no entanto, vêm criando estratégias para tentar garantir a permanência dos estudantes mesmo no cenário de crise econômica. “Hoje, muitas já dispõem de possibilidades de passar a mensalidade no cartão de crédito e, no fim do ano, é comum que haja negociação para quitação do valor com as famílias”, diz Alexandre Marinho.
TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...