02/10/2020

GOVERNO FEDERAL AMPLIA MARGEM DO CONSIGNADO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS PARA 40%


O presidente Jair Bolsonaro assinou Medida Provisória ampliando de 35% para 40% a fatia do benefício de aposentados e pensionistas que pode ser comprometida com empréstimos consignados.
A informação foi prestada pela Secretaria Geral da Presidência da República. O texto deve ser publicado na edição desta sexta-feira (2/10) do Diário Oficial da União.
Além do comprometimento de, no máximo, 40% da aposentadoria ou pensão com o pagamento de empréstimos consignados, os segurados do INSS, aposentados e pensionistas podem também sacar o correspondente a 5% do valor do seu benefício, em dinheiro, no seu cartão de crédito. Essa última possibilidade já existia e permaneceu inalterada.
A medida, de acordo com informação divulgada pelo Palácio do Planalto, visa aumentar a oferta de crédito em momento de emergência, ainda em função da crise econômica provocada pela pandemia. A medida valerá para empréstimos concedidos a beneficiários que assinarem contratos até 31 de dezembro de 2020. Segundo o governo, a medida tem por objetivo “possibilitar que potenciais endividados tenham acesso a empréstimos consignados com juros menores”.
A proposta permitirá que aposentados e pensionistas do INSS contratem maior volume de crédito a uma taxa de juros menor, que é de no máximo 1,8% ao mês, conforme revisão recente. O prazo máximo passou de 72 para 84 meses.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...