28/09/2022

TABOLEIRENSE REALIZA GRANDE EVENTO CULTURAL NA CIDADE DE PORTALEGRE/RN: O II ENCULPC

 

O Taboleirense Rodrigo Rodrigues Araújo, conhecido na capoeira como Risadinha, residente em Portalegre/RN realizou um grande evento cultural que atraiu participantes de várias cidades do Río Grande do Norte.
O Segundo Encontro Cultural Portal da Capoeira (II ENCULPC) foi um sucesso. O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro já de 2022 na cidade de Portalegre/RN. Com a organização do Estagiário Risadinha e a orientação do Professor Golinha, sob a supervisão do Mestre Jó.
O II ENCULPC proporcionou ao público presente um verdadeiro sentimento de pertencimento e de identidade à cultura afro descendente.
Houve aulas de capoeira ministradas por um dos precursores dessa arte no estado do Rio Grande do Norte, o Mestre Marcos da cidade de Natal/RN, uma lenda viva da capoeira e aulas lecionadas pelo o seu discípulo o Mestre Igor. Além do Mestre Marcos, uma outra figura importante na capoeira do nosso estado também ministrou aulas no II ENCULPC, o Mestre Jó da cidade de São José do Seridó culminando com o primeiro batizado de capoeira organizado pelo Estagiário Risadinha, um movimento tradicional que contempla os alunos capoeiristas com uma graduação (corda) que representa o nível de aprendizado dos mesmos até aquele momento.
E para fazer jus ao encontro cultural a capoeira se uniu com as artes da dança e as exposições e relatos da cultura dos povos quilombolas e indígenas de Portalegre. O grupo Negritude Serrana trouxe para o nosso encontro uma dança acompanhada de um poema que relata a história desse povos. Uma parte do evento foi realizada na comunidade quilombola do Pêga, onde os habitantes desse lugar foram os protagonistas do segundo dia do ENCULPC. Na ocasião foi apresentado aos participantes do evento a dança de São Gonçalo e o tradicional junta panelas, manifestações antigas que se preservam até os dias atuais naquela comunidade.
O evento contou com a participação de capoeirstas de várias cidades do Rio Grande do Norte como o Mestre Eri da cidade de Caicó que fez uma palestra relatando sua história de vida em que contou como a capoeira lhe ajudou. Também tivemos a presença do Professor Didi e seus alunos da cidade de Rafael Fernandes, os discípulos do Mestre Popai, Espigão e Coquinho de Pau dos Ferros, dentre outros das cidades de Apodi, Mossoró, Natal, São José do Seridó, Taboleiro Grande e Viçosa representada pelo Professor Golinha e seus alunos que vieram desse município com o apoio da secretaria de Assistência Social.
E para fechar o II ENCULPC, aconteceu uma grande roda de capoeira.













Nenhum comentário:

BANDA FULÔ DE MANDACARU ESTREIA CLIPE DE "VIVA O CARNAVAL"

                                                      Um convite para se entregar à folia A Banda Fulô de Mandacaru , conhecida por sua vers...