20/04/2016

MAIS CIDADANIA PARA TRABALHADORAS RURAIS DO RIO GRANDE DO NORTE


 
Carteiras de identidade e de trabalho, CPF e segundas vias das certidões de nascimento e casamento. Esses são os documentos que as trabalhadoras rurais de cinco municípios do Rio Grande Norte, localizados no oeste do estado, poderão obter nos mutirões de documentação que chegam à região nesta terça-feira (19).
A expectativa é que 200 mulheres sejam atendidas nos municípios de Doutor Severiano, São Miguel, Luís Gomes, Riacho Santana e Portalegre. Cada localidade terá um dia exclusivo de atendimento.
Segundo a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMRQ/MDA), Célia Watanabe, a iniciativa dá mais autonomia e qualidade de vida às trabalhadoras rurais. “Ter a documentação é o primeiro passo na rota de inclusão das mulheres, para que possam acessar o crédito, a assistência técnica e todo um conjunto de programas e políticas públicas para o campo”, salienta.
Outra vantagem do mutirão é que não há custo algum para as participantes, incluindo as cópias das documentações e o serviço fotográfico. Em todo o estado, desde o início do programa, em 2004, mais de 40 mil mulheres foram atendidas com a ação, tendo sido emitidos, gratuitamente, mais de 114 mil documentos à região potiguar.
Políticas sociais
Em cada mutirão, além de dar oportunidade para que as pessoas coloquem em dia a documentação pessoal, serão realizadas novas inscrições e atualizações no Cadastro Único (CadÚnico) de políticas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Desde 2013, o PNDTR é parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na busca ativa das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.

Serviço
Mutirões de documentação no Rio Grande do Norte
Município: Dr. Severiano
Data: 19 de abril de 2016 (terça-feira)
Hora: 8h às 17h
Local: Secretaria Municipal de Assistência Social – Rua Teresina Correia Soares, s/n, Centro.

Município: São Miguel
Data: 20 de abril de 2016 (quarta-feira)
Hora: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Carlos Alberto – Rua Dep. Hesequio Fernandes, s/n, Centro.

Município: Luís Gomes
Data: 21 de abril de 2016 (quinta-feira)
Hora: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Professor Dubas – Rua Zeu Fernandes, s/n, Centro.

Município: Riacho de Santana
Data: 22 de abril de 2016 (sexta-feira)
Hora: 8h às 17h
Local: Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes – Rua Manoel Souza Lima, 219, Centro.

Município: Portalegre
Data: 23 de abril de 2016 (sábado)
Hora: 8h às 17h
Local: Secretaria Municipal de Educação Rua Raimundo Rodrigues Torres, 554, Centro.

>> Para mais informações, entre em contato com a prefeitura local ou com a Delegacia de Desenvolvimento Agrário do Piauí (DFDA/RN) por meio dos telefones (84) 4006-2171.


Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mais-cidadania-para-trabalhadoras-rurais-do-rio-grande-do-norte#sthash.MCgwWTZg.dpuf

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...