26/05/2016

PESQUISA BRASILEIRA PODE AUMENTAR LONGEVIDADE DE PACIENTES COM CÂNCER DE PULMÃO


celula cancerPesquisadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram por meio de pesquisas que pode aumentar a qualidade e a longevidade de pacientes com câncer de pulmão com metástase óssea. Eles identificaram maior risco de metástase óssea em um subtipo do câncer: adenocarcinoma de pulmão, explicou o coordenador da pesquisa, Marcelo Bragança dos Reis.
Foram selecionados 413 pacientes diagnosticados entre 2003 e 2012. A pesquisa ocorreu durante o ano de 2015, e o estudo foi publicado recentemente no periódico Lung Cancer, a mais importante revista científica sobre câncer de pulmão.
“Os ossos são um dos principais locais de metástase no organismo e esse risco aumenta em pacientes com adenocarcinoma. Com esta descoberta, temos como avaliar por exames e tentar rastrear o osso do paciente com adenocarcinoma. Se identificarmos que se espalhou para o osso, podemos tratar mais cedo e aumentar as chances de vida desse paciente”, disse.

Nenhum comentário:

DIA 20 DE NOVEMBRO É FERIADO NACIONAL? ENTENDA

  A partir de 2024, o dia 20 de novembro será oficialmente um feriado nacional no Brasil, comemorado como o Dia de Zumbi e da Consciência Ne...