20/07/2017

PESSOAS COM 80 ANOS OU MAIS JÁ PODEM SER ATENDIDAS ANTES DE TODOS, NAS FILAS



O Estatuto do Idoso incorporou uma novidade para quem tem 80 anos ou mais. Já está valendo, mas pouca gente sabe. O seu José, por exemplo, de 81 anos, já poderia estar aproveitando. A partir de agora, quem tem 80 anos ou mais têm prioridade sobre os idosos de 60 a 79 anos. É a preferência dentro da fila preferencial.

“Toda a gente não envelhece do mesmo jeito, não é? Então há muitas que com essa idade já precisam ter outros direitos”, diz a aposentada Maria Fernanda Espinha da Costa, de 77 anos.

Essa prioridade vale em qualquer lugar. Nos órgãos públicos como o INSS, na Justiça, nas unidades de saúde e também nos bancos e supermercados.

“Eu acho interessante. Mais um benefício para o idoso de uma maneira geral, que sofre tanto”, afirma Hélio Dolher, advogado militante, de 78 anos.

Os idosos são o segmento que mais cresce na população brasileira. Segundo o IBGE, em 2010, eram quase 20 milhões de pessoas. Em 2030, seremos 41 milhões e meio de homens e mulheres com mais de 60 anos de idade.

Hoje, o país tem quase 26 milhões de idosos, o que significa 12,5% da população.

“Acredita-se que em 2030 nós tenhamos um segmento populacional acima dos 60 anos de idade equivalente ao de crianças e jovens e que 2050 seja o ano em que os indivíduos acima de 80 anos de idade superem a faixa etária até os 29 anos de idade”, afirma José Elias Soares Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Por causa do rápido envelhecimento dos brasileiros, a Sociedade Brasileira de Geriatria vai propor uma revisão no Estatuto do Idoso para que a população possa sugerir novas mudanças.

G1*

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...