16/07/2018

Estudantes do interior potiguar fazem cordel com tema 'O Brasil que eu quero'!


Com 25 estrofes, obra foi produzida por 30 alunos do município de Santo Antônio.
"Quero um Brasil no futuro, onde possa haver respeito, com mais políticos corretos, do presidente ao prefeito". Esse é um trecho de cordel feito por alunos de uma escola estadual em Santo Antônio, município da região Agreste potiguar. Inspirado no projeto O Brasil que eu quero, a obra conta com a participação de 30 estudantes, que, além das rimas, fizeram vídeos em vários locais da cidade declamando os versos. Um trecho do cordel gravado em vídeo foi exibido no Jornal Hoje deste sábado (14).

Intitulado "O Brasil que eu quero para o futuro", o cordel tem 25 estrofes, que foram produzidas, cada uma, em duplas por estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental. O lançamento da obra aconteceu nesta quinta-feira (12), com 300 exemplares distribuídos na comunidade escolar.

A ideia de produzir o cordel surgiu através da professora de língua portuguesa Liana Oliveira, de 56 anos. Ela decidiu apresentar o gênero textual de maneira prática e criativa para estudantes da Escola Estadual Prefeito José do Carmo dos Santos, conhecida como Caic.

"A gente estudou os conteúdos sociais que estão em debate em nosso país, como política, desigualdade social e meio ambiente. Depois, tendo como base os vídeos do projeto O Brasil que eu quero, fizemos as produções textuais e gravações com versos e rimas", conta a professora, que atua na educação há mais de 30 anos.

"Porque está faltando muita comida na casa das pessoas", explica Pedro Henrique, de 12 anos, sobre o motivo de abordar em sua estrofe a falta de alimento em lares brasileiros: "Quero que o povo saiba votar, pra mudar a situação, e que na casa do povo, não falte arroz nem feijão", diz o trecho.

G1

Nenhum comentário:

BANDA FULÔ DE MANDACARU ESTREIA CLIPE DE "VIVA O CARNAVAL"

                                                      Um convite para se entregar à folia A Banda Fulô de Mandacaru , conhecida por sua vers...