21/02/2019

RN TEM 23 MIL PESSOAS NA FILA POR ULTRASSONOGRAFIAS E 11 MIL POR CIRURGIAS



O Governo do Rio Grande do Norte receberá o apoio do Ministério da Saúde para o programa de reestruturação do SUS que está em sendo implementado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
O plano, que prevê a regionalização do atendimento e a formação de consórcios para implantação de policlínicas nas 8 regionais de Saúde, foi apresentado nesta terça-feira (19) ao ministro Luiz Henrique Mandetta pela governadora Fátima Bezerra e pro secretário da Sesap, Cipriano Vasconcelos Maia.
O ministro se comprometeu em garantir recursos para custear serviços que se encontram hoje sem financiamento federal e que são pagos pelo Governo do Estado. Estes repasses serão utilizados para incrementar o processo de cirurgias eletivas, leitos de UTI, parte dos serviços dos hospitais estaduais e parte do custeio dos municípios de Natal e Mossoró.
O RN já acumula mais de 23 mil pedidos de ultrassonografias, oito mil tomografias e 11 mil cirurgias eletivas. “Estamos tratando de vidas. É nossa obrigação mudar este quadro. Apenas com união, determinação e planejamento integrado, vamos conseguir solucionar essa crise”, disse Fátima.
A implantação do projeto conta com apoio da Federação dos Municípios (Femurn) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems). “O Governo do Estado tem a saúde como prioridade e como forma de desafogar os principais hospitais da rede pública busca a retomada do processo de regionalização e a implantação de consórcios envolvendo os entes Estado, União e municípios”, enfatizou Cipriano.
Participaram da audiência os senadores Jean-Paul Prates e Zenaide Maia; os deputados Natália Bonavides, Benes Leocádio, Rafael Motta, João Maia e Walter Alves; prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; o presidente da Femurn, José Leonardo (Naldinho); o prefeito de Extremoz, Joás Oliveira; e a secretária de Saúde de Mossoró, Maria da Saudade.



* Folha do Alto

Nenhum comentário:

BANDA FULÔ DE MANDACARU ESTREIA CLIPE DE "VIVA O CARNAVAL"

                                                      Um convite para se entregar à folia A Banda Fulô de Mandacaru , conhecida por sua vers...