17/01/2022

DISLEXIA: TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM AFETA MAIS DE 10 MILHÕES DE BRASILEIROS



CELEBRIDADES COMO STEVE JOBS, LEWIS HAMILTON, STEVEN SPIELBERG E JENNIFER ANISTON FORAM DIAGNOSTICADOS COM O DISTÚRBIO

Sabe o que Steve Jobs, Lewis Hamilton, Steven Spielberg e Jennifer Aniston têm em comum? Dislexia, um transtorno neurobiológico que pode afetar a pessoa na hora de ler, falar e escrever.

Mãe de duas crianças diagnosticadas com o transtorno, a agente de viagens Fabiola Helou diz que a dislexia não é preguiça ou corpo mole.

"Na verdade a criança com dislexia se esforça cinco vezes mais. É que o esforço dela não é suficiente porque ela tem uma condição neurobiológica de decodificação", afirmou.

Estima-se que 10 milhões de brasileiros possuem dislexia. E quanto mais cedo o transtorno for identificado melhor para a criança. Mas no Brasil esse diagnóstico não costuma chegar na hora certa.

O ideal é identificar o problema aos seis anos, no começo da alfabetização. Mas um relatório nacional aponta que isso só ocorre em média perto dos nove anos.

"São pessoas que tem total potencial para contribuir com a nossa sociedade e se desenvolver. Mas se não forem identificadas, provavelmente elas terão uma dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e depois de contribuir para a sociedade", disse Juliana Amorina, presidente do Instituto ABCD.

Nenhum comentário:

GABIGOL É SUSPENSO POR DOIS ANOS POR FRAUDE EM EXAME ANTIDOPING

    Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping. O julgamento teve início na semana passada e foi ...