Um dos assuntos mais preocupantes para o Rio Grande do Norte foi abordado pelo deputado Gustavo Carvalho (PSB), no seu pronunciamento, na sessão desta quinta-feira (11). Os efeitos da seca em diversos municípios do Estado levou o parlamentar a apresentar sugestões na tentativa de minimizar o problema. Entre elas colocar em funcionamento os poços já perfurados, perfurar novos poços, aumentar o programa do leite, construção de cisternas, criação de uma frente parlamentar para o trabalho de desassoreamento e limpeza dos açudes e a realização de audiências com o Governo do Estado e demais poderes.
O deputado ainda sugeriu que os Bancos do Nordeste e do Brasil também participassem dos debates em torno dos efeitos da seca, tendo em vista que são os maiores fornecedores de crédito para os produtores. “Esse assunto é debatido aqui na Assembleia quase todos os dias, mas é preciso que permaneçam discutindo, em função da gravidade. Propondo que o Governo do Estado anuncie um plano emergencial com formulas exequíveis”, declarou.
Gustavo falou, ainda, sobre a participação em uma audiência pública realizada no município em Patu. “Em Patu, 44% do rebanho foi dizimado e dos poços que seriam perfurados, apenas 48% estão instalados. Além disso, Patu só tem 11% de água encanada da zona rural. É uma situação difícil, enfrentada por diversos municípios no RN”, afirmou.
RN POLITICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário