FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
A sociedade contemporânea
tem sido marcada por frequentes conflitos de ordem cultural, econômica, social
e política, isso tem agravado ainda mais a qualidade de vida das pessoas. O
homem sendo um ser social e que interfere tanto de forma positiva quanto
negativa no meio, necessita participar do mesmo através das relações
interpessoais, porém o que podemos perceber é que se torna cada vez mais
difícil unir os pares tendo em vista os inúmeros desajustes que a sociedade vem
enfrentando, tais como, o desemprego, a violência, as drogas entre outros,
causando assim um distanciamento entre as pessoas.
Em contrapartida a tudo
isso, alguns programas sociais têm surgido com o intuito de amenizar a
crescente situação que envolve essa problemática, investindo em atividades que
possam afastar crianças e jovens dos riscos causados pela rua em virtude do
tempo ocioso dos mesmos. Embora o governo federal desenvolva um excelente
trabalho nessa perspectiva. Também existem iniciativas individuais e que não
dispõe de recursos financeiros para desenvolver suas ações, mais mesmo assim
desenvolvem trabalhos que influenciam positivamente na formação de crianças e
adolescentes.
Assim, entendemos que a
educação é um elemento importante para transmissão da cultura e valores de um
povo, sendo meio favorável para despertar essa consciência cidadã e valorização
do individuo no contexto social. De acordo com Brandão (2006, p.11) a educação
“ajuda a pensar tipos de homens (...) participa do processo de produção de
crenças e ideias, de qualificação e especialidades que envolvem as trocas e
símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedade”.
Nesse sentido, a proposta do
projeto Educar capoeira, surge como um importante instrumento de viabilização
de educação, pois pretende auxiliar no resgatar de crianças, adolescentes e
jovens das situações de riscos que permeiam a realidade de cada um,
possibilitando uma reflexão crítica e despertando para a formação cidadã.
Através de atividades esportivas e culturais, pretende desenvolver competências
e habilidades ligadas ao desenvolvimento psíquico, cognitivo e afetivo dos
sujeitos.
O reconhecendo as atividades
esportivas e culturais como potencializadoras de elementos educativos que podem
favorecer uma reflexão crítica sobre os diferentes contextos de riscos sociais.
Entendendo que os projetos sociais visam ocupar o tempo ocioso das crianças,
adolescentes e jovens, mantendo-as fora das ruas, afastadas da criminalidade,
das drogas e prostituição. Sendo assim, pretendemos atuar juntamente com os
projetos sociais na difusão do esporte e da cultura buscando otimizar as ações
dos mesmos.
Segundo Oliveira e Perim
apud Lima (2011), o esporte em todas as suas manifestações, oferece inúmeras
possibilidades as quais se consolidam em práticas como a comunicação,
cooperação, respeito pelas regras, resolução de conflitos, entendimento,
conexão com outras pessoas, liderança, valor do esforço, respeito com o outro,
como vencer, como perder, como administrar a competição, auto-estima,
responsabilidade, honestidade, trabalho em equipe, disciplina e confiança entre
outros. Dessa forma, as atividades esportivas e culturais trarão benefícios às
crianças com bons resultados na escola, em casa e até mesmo na comunidade onde
vivem, o esporte servirá para incentivar os alunos a adotarem uma prática
regular de atividades físicas, a trabalharem juntas e respeitando uns aos
outros, estimulando bons hábitos e a lidar com as diferenças.
Diante disso, e tendo a
capoeira como principal instrumento de trabalho tendo em vista que a mesma
enquanto linguagem e por se constituir dentro de um contexto histórico, tem
recebido importância singular. É tanto que é considerado um conteúdo interdisciplinar
que pode ser explorado na escola. Tal importância, talvez se deva ao fato de
ter crescido em meio a senzalas, canaviais, plantações de café, quilombos e
fazendas, tornando-se influente folclore.
Atualmente a capoeira é considerada
por lei patrimônio cultural brasileiro. A IPHAN (Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no dia 15/07/2008 (quinze de julho
de dois mil e oito), votou e aprovou o decreto 3.551/00, passando a vigorar a
partir do dia 17 (dezessete) do mesmo mês.
Vale salientar que esta
manifestação já passou por períodos turbulentos, sendo marginalizada e
utilizada como instrumento de lutas sociais pela massa escravocrata em ânsia de
liberdade, transformando a luta em cultura e, atualmente, em um forte elemento
do conteúdo educacional como também as outras práticas que serão desenvolvidas no
projeto como dança e teatro.
AÇÕES
DO PROJETO
O projeto Educar Capoeira
pretende realizar junto a instituições de ensino e a projetos sociais uma serie
de oficinas com o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes da
importância de uma prática esportiva e da valorização das manifestações
culturais.
Sendo assim, as oficinas
aconteceram da seguinte maneira: todos os alunos ou beneficiados serão
divididos em três turmas e participaram ao mesmo tempo de três oficinas
distintas com duração de 2(duas) horas cada. Ao termino de cada oficina os
alunos se deslocam para outra onde vivenciaram um outro tipo de atividade.As
oficinas seguirão o seguinte padrão:
Oficina
1 – Contextualização
histórica e cultural da capoeira
Responsável: Prof. Esp. José Gervázio de Lima, formado em Educação Física pela UERN e
especialista em Educação Escolar pela FIP, graduado em capoeira pelo Grupo RAÇA
e Professor da rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.
Descrição: A oficina consiste em apresentar
as vertentes históricas da capoeira sua importância para cultura popular e para
a formação dos indivíduos e ainda as transformações que a mesma sofreu durante
o tempo, os grandes mestres, a presença da mulher na capoeira e a presença da
mesma no exterior.
Oficina
2–Danças
culturais e musicalidade
Responsável: Wellington Marques dos Santos, possui curso de formação de Ensino
de Educação Física do 6º ao 9º ano pela UERN, Professor de capoeira pelo grupo
RAÇA, protagonista dos filmes “Inácio Garapa, o matuto sonhador” e “Inácio
garapa 2, o retorno” e professor de teatro no projeto Mais Educação da cidade
de Pilões.
Descrição: A oficina consiste na apresentação
e vivencia de varias danças que ressaltam a cultura brasileira tais como dança
afro e maculelê e também ao contato e manuseio de instrumentos envolvidos
nessas manifestações, tais como berimbau, atabaque, agogô, etc.
Oficina
3 – Vivencia
Prática da Capoeira
Responsável: Daniel Teodoro de Freitas, instrutor capoeira pelo grupo RAÇA e
professor de capoeira nos projetos sociais da cidade de Belém do Brejo do Cruz
– PB.
Descrição: A oficina consiste na realização
de uma aula prática onde serão abordados todos os fundamentos básicos da
capoeira como ginga e golpes de ataque e defesa.
Ao concluir-se o circuito de
oficinas todos os alunos serão reunidos para apresentação do conteúdo aprendido
e enceramento oficial.
Recursos
necessários:
Diante da realidade de cada entidade que
demostre interesse em formar parceria com o projeto estabelecemos duas tabelas
de preços para a realização das oficinas.
Tabela 1
Com apoio da entidade parceira
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Necessidades
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Valores (R$)
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Ministrante da oficina
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600,00
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Refeições
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Por conta da entidade
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Hospedagens
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Por conta da entidade
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Transporte
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Por conta da entidade
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Tabela 2
Sem apoio da entidade parceira
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Necessidades
|
Valores (R$)
|
Ministrante da oficina
|
600,00
|
Refeições
|
60,00
|
Hospedagens
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100,00
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Transporte
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Proporcional à distância da entidade
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A entidade parceira deverá disponibilizar
alguns materiais para o desenvolvimento das atividades tais como: três espaços
distintos para a realização das oficinas, projetor de multimídia, caixa
amplificada e material para impressão dos certificados.
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