24/04/2013

WELLINGTON :PROJETO EDUCAR CAPOEIRA




FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sociedade contemporânea tem sido marcada por frequentes conflitos de ordem cultural, econômica, social e política, isso tem agravado ainda mais a qualidade de vida das pessoas. O homem sendo um ser social e que interfere tanto de forma positiva quanto negativa no meio, necessita participar do mesmo através das relações interpessoais, porém o que podemos perceber é que se torna cada vez mais difícil unir os pares tendo em vista os inúmeros desajustes que a sociedade vem enfrentando, tais como, o desemprego, a violência, as drogas entre outros, causando assim um distanciamento entre as pessoas.
Em contrapartida a tudo isso, alguns programas sociais têm surgido com o intuito de amenizar a crescente situação que envolve essa problemática, investindo em atividades que possam afastar crianças e jovens dos riscos causados pela rua em virtude do tempo ocioso dos mesmos. Embora o governo federal desenvolva um excelente trabalho nessa perspectiva. Também existem iniciativas individuais e que não dispõe de recursos financeiros para desenvolver suas ações, mais mesmo assim desenvolvem trabalhos que influenciam positivamente na formação de crianças e adolescentes.
Assim, entendemos que a educação é um elemento importante para transmissão da cultura e valores de um povo, sendo meio favorável para despertar essa consciência cidadã e valorização do individuo no contexto social. De acordo com Brandão (2006, p.11) a educação “ajuda a pensar tipos de homens (...) participa do processo de produção de crenças e ideias, de qualificação e especialidades que envolvem as trocas e símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedade”.
Nesse sentido, a proposta do projeto Educar capoeira, surge como um importante instrumento de viabilização de educação, pois pretende auxiliar no resgatar de crianças, adolescentes e jovens das situações de riscos que permeiam a realidade de cada um, possibilitando uma reflexão crítica e despertando para a formação cidadã. Através de atividades esportivas e culturais, pretende desenvolver competências e habilidades ligadas ao desenvolvimento psíquico, cognitivo e afetivo dos sujeitos.
O reconhecendo as atividades esportivas e culturais como potencializadoras de elementos educativos que podem favorecer uma reflexão crítica sobre os diferentes contextos de riscos sociais. Entendendo que os projetos sociais visam ocupar o tempo ocioso das crianças, adolescentes e jovens, mantendo-as fora das ruas, afastadas da criminalidade, das drogas e prostituição. Sendo assim, pretendemos atuar juntamente com os projetos sociais na difusão do esporte e da cultura buscando otimizar as ações dos mesmos. 
Segundo Oliveira e Perim apud Lima (2011), o esporte em todas as suas manifestações, oferece inúmeras possibilidades as quais se consolidam em práticas como a comunicação, cooperação, respeito pelas regras, resolução de conflitos, entendimento, conexão com outras pessoas, liderança, valor do esforço, respeito com o outro, como vencer, como perder, como administrar a competição, auto-estima, responsabilidade, honestidade, trabalho em equipe, disciplina e confiança entre outros. Dessa forma, as atividades esportivas e culturais trarão benefícios às crianças com bons resultados na escola, em casa e até mesmo na comunidade onde vivem, o esporte servirá para incentivar os alunos a adotarem uma prática regular de atividades físicas, a trabalharem juntas e respeitando uns aos outros, estimulando bons hábitos e a lidar com as diferenças.
Diante disso, e tendo a capoeira como principal instrumento de trabalho tendo em vista que a mesma enquanto linguagem e por se constituir dentro de um contexto histórico, tem recebido importância singular. É tanto que é considerado um conteúdo interdisciplinar que pode ser explorado na escola. Tal importância, talvez se deva ao fato de ter crescido em meio a senzalas, canaviais, plantações de café, quilombos e fazendas, tornando-se influente folclore.
Atualmente a capoeira é considerada por lei patrimônio cultural brasileiro. A IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no dia 15/07/2008 (quinze de julho de dois mil e oito), votou e aprovou o decreto 3.551/00, passando a vigorar a partir do dia 17 (dezessete) do mesmo mês.
Vale salientar que esta manifestação já passou por períodos turbulentos, sendo marginalizada e utilizada como instrumento de lutas sociais pela massa escravocrata em ânsia de liberdade, transformando a luta em cultura e, atualmente, em um forte elemento do conteúdo educacional como também as outras práticas que serão desenvolvidas no projeto como dança e teatro.

AÇÕES DO PROJETO
O projeto Educar Capoeira pretende realizar junto a instituições de ensino e a projetos sociais uma serie de oficinas com o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes da importância de uma prática esportiva e da valorização das manifestações culturais.
Sendo assim, as oficinas aconteceram da seguinte maneira: todos os alunos ou beneficiados serão divididos em três turmas e participaram ao mesmo tempo de três oficinas distintas com duração de 2(duas) horas cada. Ao termino de cada oficina os alunos se deslocam para outra onde vivenciaram um outro tipo de atividade.As oficinas seguirão o seguinte padrão:
Oficina 1 – Contextualização histórica e cultural da capoeira
Responsável: Prof. Esp. José Gervázio de Lima, formado em Educação Física pela UERN e especialista em Educação Escolar pela FIP, graduado em capoeira pelo Grupo RAÇA e Professor da rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.
Descrição: A oficina consiste em apresentar as vertentes históricas da capoeira sua importância para cultura popular e para a formação dos indivíduos e ainda as transformações que a mesma sofreu durante o tempo, os grandes mestres, a presença da mulher na capoeira e a presença da mesma no exterior.
Oficina 2–Danças culturais e musicalidade
Responsável: Wellington Marques dos Santos, possui curso de formação de Ensino de Educação Física do 6º ao 9º ano pela UERN, Professor de capoeira pelo grupo RAÇA, protagonista dos filmes “Inácio Garapa, o matuto sonhador” e “Inácio garapa 2, o retorno” e professor de teatro no projeto Mais Educação da cidade de Pilões.
Descrição: A oficina consiste na apresentação e vivencia de varias danças que ressaltam a cultura brasileira tais como dança afro e maculelê e também ao contato e manuseio de instrumentos envolvidos nessas manifestações, tais como berimbau, atabaque, agogô, etc.
Oficina 3 – Vivencia Prática da Capoeira
Responsável: Daniel Teodoro de Freitas, instrutor capoeira pelo grupo RAÇA e professor de capoeira nos projetos sociais da cidade de Belém do Brejo do Cruz – PB.
Descrição: A oficina consiste na realização de uma aula prática onde serão abordados todos os fundamentos básicos da capoeira como ginga e golpes de ataque e defesa.
Ao concluir-se o circuito de oficinas todos os alunos serão reunidos para apresentação do conteúdo aprendido e enceramento oficial.

Recursos necessários:
Diante da realidade de cada entidade que demostre interesse em formar parceria com o projeto estabelecemos duas tabelas de preços para a realização das oficinas.

Tabela 1
Com apoio da entidade parceira
Necessidades
Valores (R$)
Ministrante da oficina
600,00
Refeições
Por conta da entidade
Hospedagens
Por conta da entidade
Transporte
Por conta da entidade

Tabela 2
Sem apoio da entidade parceira
Necessidades
Valores (R$)
Ministrante da oficina
600,00
Refeições
60,00
Hospedagens
100,00
Transporte
Proporcional à distância da entidade

A entidade parceira deverá disponibilizar alguns materiais para o desenvolvimento das atividades tais como: três espaços distintos para a realização das oficinas, projetor de multimídia, caixa amplificada e material para impressão dos certificados.

 VIA  WELLIGTON (INACIO GARAPA)

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