Programa é voltado para alunos da rede estadual.
12 mil alunos já se cadastraram para concorrer a uma das 11.272 vagas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do sitewww.pronatec.rn.gov.br, onde está disponível a lista completa com todos os cursos oferecidos (veja lista abaixo).
O programa é voltado para estudantes da rede estadual que estão cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos de Formação Inicial e Continuada têm carga horária de 180 horas a 360 horas. Já os cursos Técnicos Profissionalizantes têm carga horária de 800 a 1.200 horas.
Segundo a subcoordenadora de Educação Profissional, da SEEC, Suerda Nascimento, os cursos mais procurados são o de auxiliar administrativo, operador de computador, programador de web, editor de imagens e editor de animação.
Segundo a subcoordenadora de Educação Profissional, da SEEC, Suerda Nascimento, os cursos mais procurados são o de auxiliar administrativo, operador de computador, programador de web, editor de imagens e editor de animação.
Após a inscrição, os candidatos selecionados devem procurar as instituições onde os cursos serão ministrados para efetuar a matrícula, entre os dias 8 a 12 de abril. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e declaração da escola onde estuda. As aulas estão previstas para começar até o final de abril.
Para a secretária de Educação, Betânia Ramalho, “o Pronatec é fundamental para o desenvolvimento de uma nova escola, porque concilia Educação Escolar com Ensino Profissionalizante. Além disso, ela diz que “é um passo importante para a Escola de Tempo Integral, pois os cursos serão oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, poderão participar do Pronatec à tarde ou à noite".
No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério da Educação realizam o Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música; com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Os cursos são oferecidos em 32 municípios polos. São eles: Alexandria, Assu, Caicó,Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Encanto, Florânia, Francisco Dantas,Itajá, Jucurutu, Macaíba, Martins, Maxaranguape, Marcelino Vieira, Mossoró, Natal,Parnamirim, Pau dos Ferros, Patu, Pendências, Portalegre, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José de Mipibu, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Rio do Fogo, Touros e Vera Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário