22/05/2014

CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA ENTREVISTA




A odontologia para bebês é resultado de uma tendência mundial de atenção odontológica para criança de baixa idade (bebês) com o estabelecimento de programas de educação, medidas preventivas e de controle de cárie, atenção primária e tratamentos curativos específicos, o que também se aplica aos pacientes oncológicos. Vamos conversar com a Dra. Simone Norat - cirurgiã-dentista da Casa Durval Paiva sobre a odontologia para bebês.

1-O bebê ainda não possui dentição formada, então, o que seria a odontologia para bebês?
R - A odontologia para bebês deve começar antes mesmo de nascerem os dentes de leite, tendo o objetivo preventivo e educativo, como o de orientar a mãe sobre os cuidados com a higiene oral, como higienizar a boca do bebê, amamentação, dieta, enfim, esclarecer todas as dúvidas que a mãe possa ter com relação a saúde bucal do seu filho.

2-Como deve ser feita a correta higiene bucal do bebê?
R- No recém-nascido a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada, fervida ou soro, limpando todas as partes da boca para remover o resto de leite.

3- Qual o momento ideal para a introdução da escovação?
R- A partir do aparecimento do primeiro dente, geralmente em torno dos 6 meses, deve-se introduzir a escova dentária de acordo com a faixa etária da criança.

4- Com que idade e frequência os pais devem levar a criança ao dentista?
R- Por volta dos seis meses, a partir da erupção dos primeiros dentinhos. Nessa visita a mãe receberá orientações sobre: dieta, higiene, aplicação de flúor, transmissão de cárie, uso adequado da mamadeira e chupeta e também correção de maus hábitos, como a sucção do dedo.

5- O hábito de chupar chupeta ou o dedo pode prejudicar a formação dos dentes da criança? Que recomendações a Sra. dá nesses casos?
R- A chupeta ou a sucção do dedo leva a um desequilíbrio das arcadas dentárias e a má posição dos dentes. O hábito da chupeta deverá ser interrompido aos dois anos de idade, quando a criança já está mais consciente de suas vontades. Devemos encorajá-las a deixar o hábito de forma agradável e consciente. Para a retirada do hábito de chupar o dedo, orientamos aos pais a substituição pela chupeta, isto requer colaboração e força de vontade por parte da criança. Em casos mais severos a procura de um psicólogo é recomendável.

6- Como é feito o atendimento aos bebês assistidos pela Casa Durval Paiva?
R- Os bebês da Casa Durval Paiva são pacientes com câncer e requerem um atendimento mais próximo, ressaltando o tratamento educativo e preventivo. As visitas ao dentista são mensais, reforçando o cuidado com a boca dos mesmos, uma vez que o tratamento oncológico  causa vários efeitos colaterais na cavidade bucal. O tratamento odontológico a estes pacientes tem o objetivo de prevenir e tratar estes efeitos colaterais.

A CASA: A Casa Durval Paiva ampara crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e doenças hematológicas crônicas, juntamente com seus responsáveis, durante o tratamento em Natal, possui 848 pacientes cadastrados, crianças e adolescentes oriundas de 133 municípios do Estado.
CONTATO: (084) 4006-1600. Endereço: Rua Clementino Câmara, 234 Barro Vermelho – Natal/RN
caccdurvalpaiva.org.br
facebook/casadurvalpaiva
twitter/caccdurvalpaiva
instagram/casadurvalpaiva
youtube/caccdurvalpaiva

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

GOVERNO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.502 EM 2025, DIZ JORNAL

  O governo federal prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a ...